segunda-feira, janeiro 02, 2006

Entardecer Dourado

São cinco minutos do entardecer, aqueles raios finais do sol, que já cansado estende os seus braços, tentando alcançar tudo, abraçar todos, talvez despedir-se.
Apesar do frio, da cidade branca, do céu cinzento, todo o mundo é dourado durante esses cinco minutos finais.
A luz entra pelos olhos e derrama-se pela cara, pingando gota a gota para a alma, aquecendo as pessoas que se apressam a regressar a casa.
Durante aquele tempo, império de uma só cor, as pessoas levantam a cara, respiram um pouco mais leve, caminham um pouco mais devagar, voltam a ser um pouco mais humanos.
É no mais glorioso momento deste cobertor dourado que a escuridão nasce, os seus dedos compridos saem das sombras e as suas mãos envolvem tudo.
O frio faz-se mais frio, o céu fica negro, o peso volta aos ombros, o momento passa.
Mas naquele glorioso entardecer do primeiro dia do ano, por cinco minutos apenas, a cidade foi dourada como a planície, como um tesouro, como o sol.
E como o sol, a cidade a todos abraçou, antes de partir para as mãos da noite escura.

8 comentários:

Anónimo disse...

Muito lindo mesmo. beijos E.R.

Tamia disse...

Já te disse que gosto da tua prosa?
Acho que me estou a tornar repetitiva!

Sophia disse...

É por momentos assim, pequeninos e deliciosos, que vale a pena viver! Parabéns pela escrita magnífica que eu vi nascer e a cujo crescimento assisto orgulhosa!!! Beijinho

Heavenlight disse...

mUITO LINDO ESTE TEU TEXTO. gOSTEI ESPECIALMENTE DA FRASE FINAL, PORQUE ME FEZ LEMBRAR DA "NOITE ESCURA" DESCRITA EM BRIDA, DE PAULO COELHO, E DOS VELHOS MISTÉRIOS DAS VELHAS E ETERNAS TRADIÇÕES. TODA A VIDA É UMA NOITE ESCURA, TODA A LUTA O É TAMBÉM, EMBORA O SEU OBJECTIVO DEVA SER SEMPRE BRILHANTE E GRANDIOSO. DESEJO-TE UM 2006 PLENO DE FELICIDADE. qUE A TUA NOITE ESCURA TE CONDUZA AO MAIS BONITO POR-DO-SOL, AO MAIS BRILHANTE RAIO DE LUAR, À MAIS INTENSA LUZ INTERIOR.

Anónimo disse...

olá*
gostei bastante do que li. realmente, existe mesmo esse pequeno momento do dia, esse "dourado". É sempre bom ler palavras que nos fazem ficar mais atentos a essas pequenas coisas.
=)

Ana,de lisboa, ex vizinha do lado.bjx*

Sophia disse...

Já lá tens algo escrito por mim. É lamechas, aviso já. Não pago indemnizações. Um beijo! Amanhã quero ver aqui algo novo no teu e tão bom ou melhor que este... ;)

Anónimo disse...

Que bom que o seu primeiro dia do ano foi assim....e tão deliciosamente relatado com essas palavras...
Já não posso dizer o mesmo do meu primeiro dia do ano...Mas mesmo assim, valeu a pena, a gente tem que aprender a reciclar, reciclar os acontecimentos e aproveitá-los, é isso que eu acho.
Abraço!

ananda disse...

Lindo, como sempre. ;) Beijinhos!